Jornada Paulista de Oftalmologia (UNICAMP)

Dados do Trabalho


Título

OCLUSAO DE RAMO DA ARTERIA CENTRAL DA RETINA EM UM HOMEM JOVEM E SAUDAVEL: UM RELATO DE CASO

Resumo

Homem, 31 anos, sem histórico oftalmológico e comorbidades, chegou ao nosso Pronto Socorro (P.S.) relatando perda visual súbita no hemi-campo inferior do olho direito há 5 dias. Na avaliação inicial apresentava acuidade visual sem correção de 20/20 em ambos os olhos.
A biomicroscopia não revelou anormalidades e a tonometria estava normal em ambos os olhos.
A fundoscopia revelou palidez retiniana no hemi-campo superior do olho direito, preservando a mácula, sem anormalidades no olho esquerdo.

A hipótese diagnóstica de Oclusão de Ramo da Artéria Central da Retina foi aventada e devido à sua idade e falta de fatores de risco conhecidos, o paciente foi hospitalizado para investigação etiológica abrangente.
A ressonância magnética de encéfalo não mostrou sinais de isquemia aguda ou subaguda e nem sinais de oclusões próximas. O ecocardiograma, realizado para identificar possíveis defeitos cardíacos congênitos que poderiam levar a formação de trombos, não revelou anormalidades.
Além disso, a triagem para trombofilias foi negativa.

A oclusão de ramo da artéria central da geralmente associa-se a fatores de risco cardiovascular ou comorbidades, ausentes neste paciente.
A ausência de resultados diagnósticos definitivos para identificar a causa de tal evento vascular em um paciente jovem e saudável torna este caso particularmente desafiador.

Dois meses após o incidente, a acuidade visual do paciente diminuiu para 20/400 no olho direito, mantendo 20/20 no esquerdo. Nenhuma anormalidade biomicroscópica foi notada, a tonometria permaneceu normal e a fundoscopia demonstrou atrofia retiniana discreta no hemi-campo superior com vasos fantasmas no olho direito.

Este caso enfatiza a importância de investigações etiológicas abrangentes para oclusões de ramos arteriais, mesmo em pacientes que não se encaixam no perfil demográfico ou de fator de risco típico. A incerteza sobre a causa dessa oclusão em um indivíduo jovem e saudável destaca a necessidade de mais pesquisas sobre os possíveis fatores e mecanismos que poderiam resultar em tais eventos vasculares oculares.

Área

Retina

Autores

GABRIEL HENRIQUE GUIMARAES OLIVEIRA, PEDRO HENRIQUE OGATA KODAMA, RENATA AMARAL MORETO CARAVELAS